PREPARO DOS CHÁS:
 
   

Infusão: geralmente utilizada para preparar os chás a base de flores, folhas e frutos carnosos. Colocar a quantidade desejada em um recipiente, despejar água fervente em cima e em seguida tapar por aproximadamente 10 minutos.


Decoc ção (fervura): preparam-se as partes duras dos vegetais, tais como raízes, sementes, caules,  cascas de caules e raízes.  Colocar as partes da planta em um recipiente com água, onde deverão  ferver por 5, 10 ou até 15 minutos(quanto mais dura, mais fervura).Depois de ferver, deixar uns 10 minutos descansando e beber.


Maceração: pode-se usar todas as partes da planta. Consiste em pica-la e juntar-lhe um líquido (geralmente usa-se álcool de cereais, vinagre ou vinho) de forma a preservar e  extrair todos os seus benefícios. Normalmente para fins terapêuticos usa-se o álcool de cereais e para a culinária o vinagre ou vinho. Se utilizar as partes da planta mais macias como folhas e flores, deixe repousar durante cerca de 12 horas nesse líquido. Se, por outro lado,  macerar os talos e raízes, pode deixar submersos durante 24 horas. Em todos os processos é ideal que as partes utilizadas sejam picadas, este procedimento favorece a passagem dos princípios ativos da planta para água. É importante lembrar que os chás preparados, exceto maceração, devem ser ingeridos no mesmo dia em que são feitos, de preferência ainda quentes, mornos ou natural.

* Geralmente, usa-se 5gr para cada 100 ml de água. Não faça do seu chá uma tinta, a cor não vai 'acelerar' a melhoria dos sintomas, faça como a vovó fazia...um punhadinho de cada vez.

E também...

- Experimente misturar chás gelados com sucos, conseguindo um refrescante suchá ou consumi-los gelados, na forma de refrescos.

- Pode-se sofisticar e servir com uma rodela de limão ou laranja, ou com um pouco de suco de limão.

- Os chás podem ser adoçados com mel e aromatizados com canela, cravo e gengibre.

- Varie os tipos de chás.

- O consumo deve ser imediato, na geladeira é recomendado consumir antes de 10 horas.

- Importante: os chás não devem substituir o uso de medicamentos, consulte sempre o seu médico.