Açaí - rico em proteínas (coagulação do sangue, composição de anticorpos e novos tecidos), fibras, lipídios e minerais. Possui nutrientes como o potássio (diminui os níveis de sódio e equilibra a contração muscular ), o ferro (regulariza as funções metabólicas e produz enzimas importantes para o cérebro, o fígado, o baço e os ossos) o cálcio (formação e manutenção das estruturas ósseas) as vitaminas B (estimula a digestão, melhora o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração), C (auxilia no crescimento e recuperação das células) e E (previne diabetes e doenças cardiovasculares). Contém antocianinas, substância antioxidante que protege o corpo de infecções, câncer e doenças vasculares, e  ainda combatem os radicais livres. A quantidade de flavonóides do açaí é alta (possui cerca de 30 vezes mais que o vinho tinto).

Aga-Agar  - combate a flacidez, celulite, fortalece unhas, revigora o couro cabeludo, excelente protetor contra doenças infecciosas, diminui a sensação de fome ajudando no processo de emagrecimento e regula o funcionamento intestinal.     

 Açúcar Mascavo  - é obtido do cozimento do caldo-de-cana recém extraído, sua cor pode variar do dourado ao marrom dependendo da época da colheita, etc. Possuí cálcio, ferro e vitamina B, que combatem anemias, prisão de ventre, enxaquecas.

Açúcar Orgânico ou Demerara - é um tipo de açúcar cristal, sem o processo de branqueamento à base de cal, pois conserva sua película natural em volta dos cristais e mantém praticamente quase as mesmas propriedades do açúcar mascavo. Dilui facilmente.

All Bran - elaborado à base de farelo de trigo, muito rico em fibras, que são os principais responsáveis pelo funcionamento do aparelho digestivo. As fibras evitam a absorção excessiva de calorias, o que ajuda a controlar a obesidade e reduzir o colesterol, prevenindo doenças cardíacas e intestinais, e contem cálcio, que fortalece os dentes e ajuda a evitar a osteoporose.

Albumina - é a clara do ovo pasteurizada e desidratada. Usada como complemento para desportistas, auxiliando no desenvolvimento da musculatura. Também indicada na nutrição de idosos, crianças e convalescentes.

Amaranto (feijão dos andes) - possui proteínas de alto valor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o  corpo não produz), valor superior aos cereais mais comuns, como milho,  arroz e trigo. Ótima opção para atletas, praticantes de atividade física e idosos, (estimula a recuperação e o ganho de massa magra) possui valor nutricional comparado ao do leite, sendo excelente, também, para crianças e mulheres na fase de gestação e amamentação.

Amora Miúra - equilibra as taxas de colesterol e de gorduras no sangue; funcionamento dos intestinos, fígado, rins e sistema endócrino.  Possui 22 vezes  mais  cálcio que o leite, contém potássio, magnésio, ferro, proteínas, fibras, zinco e levedura. Fortalece a memória, ameniza sintomas da menopausa,  auxilia no combate ao diabetes, e  obesidade, tem efeito bactericida e antiinflamatório; previne a osteoporose e queda dos cabelos.

Arroz Integral - é o tipo de arroz que preserva intacta a película protetora e o gérmen, que concentram a maior parte de seus nutrientes, e são bastante eliminados no arroz comum. Assim, contém mais proteínas, sais minerais, vitaminas e fibras.                                                                                    

Aveia - ela leva embora a gordura da comida, elimina as gorduras localizadas e auxilia no tratamento contra a celulite. É capaz de reduzir a quantidade de gordura no sangue, além de ser conhecida como regulador intestinal eficaz. É rica em carboidratos, proteínas e lipídios. 

Cartilagem de Tubarão - complemento nutricional rica em proteínas, cálcio e fósforo. Recomendado em casos de fadiga, stress e carência de cálcio e mineral, responsável pelo efeito analgésico, antiinflamatório, nos casos de problemas nas articulações.  

Chá Verde  - diz o antigo provérbio chinês: “melhor ficar sem comida por três dias, do que sem chá por apenas um dia”, pois as propriedades terapêuticas do Chá Verde já eram conhecidas pelos chineses 4 mil anos atrás. Hoje estudos mostram que os polifenóis, colaboram inclusive para frear o Mal de Parkinson, e entre outras propriedades, diminui o colesterol, tem ação digestiva, neutraliza a ação dos radicais livres (moléculas responsáveis pelas doenças), reforça os vasos sangüíneos, antiinflamatório, normaliza a função de tireóde, regeneração da pele, antidepressivo, doenças do fígado, pedras de vesículas e rins, previne cáries, contém vitaminas e sais minerais, retarda o envelhecimento (é antioxidante), anticancerigeno, doenças cardíacas, alergias respiratórias, acnes, depressão imunológica, diarréia, asma, embriaguez, etc.  

Chia (Sálvia Hispânica) contém 5 vezes mais cálcio que o  leite, 3 vezes mais ferro que o espinafre,  2 vezes mais potássio que a banana, e 3 vezes mais anti-oxidantes que as uvas-do-monte.  contém mais ômega 3 que a linhaça, auxilia na manutenção do colesterol, diminui os níveis de açúcar no sangue, diminui a pressão arterial, regula o intestino e a saúde do cólon, melhora as funções neurológicas, diminui o apetite, devido ao seu grande teor de fibras e enorme capacidade de absorção de líquidos, contribuindo para um emagrecimento saudável.                                                                                               Sugestão de uso: 1 colher (sopa) no preparo de iogurtes, vitaminas e saladas.                     

Côco ( óleo, farinha,  cápsulas) - Pode auxiliar no emagrecimento devido ao seu efeito termogênico, que aumenta o gasto energético do organismo, e causa sensação de saciedade,  acelerando o metabolismo, gerando calor e queimando calorías. Auxilia também na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Regulariza o intestino e fortalece o sistema imunológico, tem ação antioxidante, ajuda a manter os níveis de insulina estáveis. Garante o aporte de antioxidantes na pele e cabelos, atua como excelente hidratante, promove melhora da elasticidade cutánea. Pode ser massageado diretamente sobre a pele, diariamente, principalmente para peles mais secas. Seu uso também é sugerido para prevenção de estrias que ocorrem por conta da gestação. De uma maneira geral, não possui contra-indicações quando consumido em uma quantidade de 30-45ml/dia (2 a 3 colheres de sopa). Recomenda-se começar seu consumo com uma pequena quantidade (equivalente a ½ colher de sopa) e ir aumentando o consumo gradualmente. O consumo excessivo pode levar a enjôo e mal estar.                    

Cogumelo do sol - utilizado como suplemento alimentar com propriedades imuno-estimulantes que reforça e potencializa a capacidade imunológica do organismo, sendo útil como auxiliar no tratamento de diversos tipos de câncer, diabetes, arteriosclerose, hepatite crônica stress, bronquite, lupus, menopausa, rinite, sinusite. Auxilia nos efeitos de quimioterapia e radioterapia, além de diversas doenças da terceira idade.                                  

Colágeno  e Gelatina -  O colágeno é uma classe bastante abundante de proteínas formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente protéico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos. Pelo fato do colágeno ser produzido naturalmente pelo nosso organismo, ele pode ter uma produção diminuída ou exagerada, causando alguns danos à nossa saúde, quando entramos na fase adulta (a partir de 30 anos). A  Gelatina é um produto produzido a partir do colágeno e contém proteínas que, quando absorvidas pelo intestino, são parcialmente digeridas e fornecem aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e reconstituição de articulações. A gelatina contém 18 aminoácidos. Combatem a flacidez, rugas e fragilidade óssea; enrijece os tecidos da pele; colaboram no aumento da tonicidade dos músculos; previnem o surgimento de  estrias e  celulite; fortalecem  unhas e cabelos; auxiliam como coadjuvantes em dietas de emagrecimento. A deficiência de colágeno, também chamada de colagenose, acarreta problemas como: má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.               

Composto Hiper-Calórico – Rico suplemento alimentar, ideal para quem pratica atividades físicas que exigem mais esforço, proporcionando energia e massa muscular. Também indicado para enfermos, convalescentes, anêmicos ou pessoas que pretentedem adquirir uns quilos a mais. Compõe-se de açúcar mascavo, aveia, cacau, farinha de arroz, farinha de soja, fibra de trigo, gergelim, gérmen de trigo, levedura de cerveja e malto dextrina.                                      

Dolomita - é composta principalmente  de cálcio,  magnésio e vitamina D, numa proporção ideal, favorecendo a absorção desses minerais pelo organismo e auxiliando no tratamento e prevenção de doenças ósseas, como artrite, artrose e osteoporose 

Fibra ou Farelo de Trigo - é o único cereal que tem suas fibras insolúveis (não se dissolvem no organismo), por isso é eficaz no tratamento do bom funcionamento do intestino, estimulando e “limpando” o sistema gastrointestinal, assim evitando a incômoda prisão de ventre. Reduz tumores de mama e de intestino, contém proteínas, carboidratos, vitaminas do complexo B, vitamina E, ácido fólico, ferro, fósforo e magnésio.                        

Gengibre  -  recomendado contra enjoos, náusea, (seu efeito antináusea é reconhecido pela Anvisa. Essa aplicação vem sendo testada em pacientes que se submetem ao tratamento da quimioterapia e vem apresentando resultados positivos). Fonte natural de antioxidantes, e afrodisíaco. Indicado contra cólicas, gases, constipações, ressaca, expectorante, resfriados, tosse, bronquites, asma, rouquidão, inflamações da garganta e para ‘limpar’ a voz; fortalece o sistema imunológico.                                                               Em aplicações locais (com argila) é eficiente para aliviar dores de articulações. Fonte natural de antioxidantes, e afrodisíaco.

Gérmen de Trigo - é a parte mais nobre do trigo, seu embrião. Um dos alimentos mais ricos em vitamina E, aminoácidos, minerais (zinco, fósforo, etc.), vitaminas do complexo B (B6 e B5), E, F, niacina, ácido fólico, colina, inositol e enzimas. Sua função é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temerosos radicais livres, que causam danos e detonam o processo de envelhecimento.  Aumenta o vigor físico e regula o intestino.                                                                                                                                                

Gergelim - rico em vitaminas A, E, B1, B2, B15, T, fibras, óleos e sais minerais, lecitina e niacina, fortalecendo ossos e tendões e as funções do fígado, promove a limpeza de gorduras saturadas no sangue, libera as toxinas, clareia a visão, lubrifica os intestinos evitando prisão de ventre, repõe as energias sexuais, evita queda de cabelo, fortalece as células do corpo, esgotamento nervoso, stress, perda de memória, depressão, sobrecarga física, convalescências, colesterol, arteriosclerose. Suas sementes ou óleo podem ser usadas em pães, biscoitos, bolos, saladas, vitaminas, etc.

Goji Berry  (lycium barbarum)-  são frutos vermelhos provenientes do noroeste da China, após serem desidratadas são chamadas goji berry. De sabor levemente azedo, devido à grande quantidade de vitamina c. segundo a medicina chinesa, aqueles que se alimentam com goji diariamente costumam viver uma vida longa e saudável.”        

BENEFÍCIOS:

- É FONTE COMPLETA DE PROTEÍNAS, CONTÉM 19 AMINOÁCIDOS, DENTRE ELES 8 ESSENCIAIS (COMO A FENILALANINA, IMPORTANTE PARA AS SUPRARRENAIS E O TRIPTOFANO: PRECURSOR DE SEROTONINA).

- CONTÉM 21 OU MAIS OLIGOELEMENTOS, DENTRE ELES OS PRINCIPAIS SÃO: ZINCO, FERRO, COBRE, CÁLCIO, SELÊNIO, FÓSFORO, ASSIM COMO AS VITAMINAS B1, B2, B6 E VITAMINA E.

- RIQUÍSSIMA EM CAROTENOIDES, PRINCIPALMENTE O BETACAROTENO, É A MAIOR FONTE DE CAROTENOIDES CONHECIDA . CONTÉM GERMÂNIO COM ATIVIDADE ANTICANCERÍGENA.

- CONTÉM 2500 MG DE VITAMINA C POR 100 GRAMAS DA FRUTA 50 VEZES MAIS QUE A LARANJA.

- AJUDA A EQUILIBRAR OS NÍVEIS DE COLESTEROL E PODE SER USADO NO TRATAMENTO DE IMPOTÊNCIA SEXUAL E EQUILÍBRIO DA PRÓSTATA.

- CONTRIBUI PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO, CORAÇÃO E SISTEMA NERVOSO.

- FONTE ENERGÉTICA.

- COMBATE OS RADICAIS LIVRES LIGADOS A DEGENERAÇÃO NEUROLÓGICA.

- AJUDA NO EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL.

SUGESTÕES DE USO:

- PODEM SER SABOREADAS IN NATURA (A FRUTA SECA ) OU ADICIONADAS A SUCOS, LEITE, IOGURTE, BOLOS, SOBREMESAS E PÃES, ENRIQUECENDO O SABOR E OS VALORES NUTRICIONAIS NECESSÁRIOS A SAÚDE. 

TAMBEM DISPONÍVEL EM CÁPSULAS.

 

GRANOLA – Granola não é uma planta .É um rico e delicioso complemento alimentar e nutricional, natural, a base de cereais, com seus principais ingredientes formados a partir da aveia, com flocos de milho, flocos de arroz, malte de cereais e, variando entre outros ingredientes de inúmeros benefícios, regula o intestino e ajuda a combater a fadiga. Rica em proteínas e sais minerais, ferro, cálcio, fósforo, vitaminas A, D, e do complexo B. A composição varia de acordo com o fabricante.

Hibiscus - auxilia na perda de peso, queima gordura localizada porque ajuda a estimular o metabolismo; tem ação digestiva, diurética e ajuda a reduzir o colesterol ruim. Combate celulites,contém flavonóides, que combatem os radicais livres. reduz as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, auxilia na prevenção do desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Isoflavonas – especialistas de todo o mundo estão prescrevendo o uso de isoflavonas para reposição hormonal. Este novo tipo de tratamento, substitui com grandes vantagens a reposição hormonal convencional (à base de hormônios sintéticos), pois as isoflavonas são retiradas do germe da soja, são fitoestrôgenios naturais semelhantes aos hormônios humanos e assim se encaixando com perfeição nas funções destes. Por estes motivos as isoflavonas reduzem os sintomas da menopausa sem afetar o endométrio, possuem ação cardioprotetora, reduzem os níveis de colesterol LDL, aumentam os níveis de absorção de cálcio e a densidade dos ossos. As isoflavonas são encontradas isoladas em cápsulas e em produtos derivados de soja.

Lecitina de soja – rica em vitaminas, principalmente E e sais minerais, possui a propriedade de baixar consideravelmente os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, prevenindo a arteriosclerose. Atua também como estimulante da função cerebral e da memória.                                                                                                                          

Leite de Soja - retarda o envelhecimento precoce, limpa a pele, combate a osteoporose, a menopausa e é um repositor natural de hormônios.                                    

Levedo (ou levedura) de Cerveja - além de grande auxiliar do fígado como desintoxicante do organismo, é valioso suplemento nutricional, pois é fonte de proteínas completas (contém todos os aminoácidos e todas vitaminas do complexo B), minerais e vitaminas, sem calorias e colesterol. Suas virtudes nutritivas e depuradoras são de grande auxílio para o funcionamento dos intestinos e todo aparelho digestivo. Como anti-poluente, elimina a nicotina e neutraliza a ação de toxinas inorgânicas, provenientes de deficiências provocadas por alimentos refinados, industrializados, álcool, antibióticos, etc. Pode ser usado em pó nas vitaminas, saladas, sanduíches, macarrão, etc, ou qualquer outro tipo de alimento, pois não perde suas propriedades, independente do tipo de uso. Também disponível em comprimidos.                                                      

Linhaça - contém mucilagem, pectina, proteína, ferro, sais minerais, vitaminas, lignana, que protege o organismo contra tumores de mama, ovário e próstata. Seu uso diário regulariza os níveis de colesterol e de açúcar no sangue. Também indicada para retirar gorduras localizadas nos intestinos. Contém Ômega-3 e Ômega-6, que controlam doenças do coração e melhoram o funcionamento do sistema imunológico, entre outras indicações. Suas sementes podem ser trituradas em vitaminas, sucos ou adcionadas em pães, saladas. Encontrada em sementes, farinha, óleo e cápsulas.

Malto dextrina - produto derivado do milho, formado de carboidratos complexos, ideal para dar energia durante e depois das atividades físicas. Usado como isotônico.

Mel - este antigo conhecido de nossos ancestrais, por ajudar a combater gripes e resfriados na hora de adoçar aquele chazinho, tem também muitas outras propriedades antimicrobianas, defendendo o organismo, colaborando para impedir a multiplicação de bactérias.

Noz da Índia – nova sensação do momento, esta semente, com indicações de conhecimento popular, está sendo utilizada como diurética e laxante, como coadjuvante em regimes de emagrecimento, para diminuir a ansiedade de comer, diminuir o peso e a obesidade, controlar o ressecamento (previne hemorróidas), e diminuir a celulite e a flacidez.

Óleo de Andiroba - pouco divulgado, tem entre seus princípios ativos alcalóides como a andirobina e a carapina, que têm ação anti-inflamatória em luxações e contusões, e é capaz de operar maravilhas em peles cobertas de espinhas. Eficaz repelente de insetos.

Óleo de copaíba - estudos de universidades comprovam que o óleo pode agir como antiinflamatório, anticancerígeno, cicatrizante,  no tratamento de úlceras, gastrites, hemorróidas, problemas de pele, unhas, infecções urinárias, bronquites e como expectorante.

Óleo de Côco- composto de antioxidantes, diminuindo a ação dos radicais livres, além de ser rico em ácidos graxos, vitamina E, Ômega 6 e Ômega 9.

Óleo de Cártamo - é um anti-oxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade. Estudos indicaram que esse óleo contém substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível,contribuindo para uma maior eliminação de gordura.                                                                                                                              

Oliveira –(Olea europaea L). -  indicada em afecções cardiovasculares, hipertensões moderadas, na prevenção de arteriosclerose e tem efeito diurético. Possui grandes quantidades de potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco. Tem ação antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres e na dieta de emagrecimento. Considerado 300% mais poderoso que o chá verde, as folhas da oliveira possuem quase o quádruplo de potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco.

Orégano - está provado que o saboroso e perfumado orégano é rico em antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento e prevenir males cardiovasculares, e isso devido a mais 15 compostos fenólicos com atividades protetoras, inclusive contra bactérias como a terrível Staphylococcus aureus (que provoca intoxicações alimentares) e Candida albicans (que provoca a candidiase). Suas propriedades são encontradas tanto na planta fresca quanto desidratada e deve ser consumida com pitadas diárias nas saladas, chás, comidas, etc.

Pólen - fonte incomparável de proteínas naturais, com enormes propriedades curativas. É o único alimento que contém tosos os 22 aminoácidos essenciais que existem na natureza. Contém vitaminas B1, B2, B6, B12, C, D, E, H, PP, ácido pantotênico, inusitol, ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, cloro, cobre, magnésio, silício, enxofre e manganês. Dentre suas várias indicações, estimula a energia vital, reestabelece o funcionamento intestinal, é anti-anêmico, favorece o raciocínio, previne a hipertrofia da próstata. Para os atletas é um complemento alimentar favorecendo a energia instantânea da massa muscular. Por seu baixo valor calórico, é um excelente suplemento alimentar em regimes de emagrecimento.

Própolis - resina que as abelhas retiram das plantas e flores. Sua composição final tem mais de 200 substâncias. Usada para fechar e proteger a colméia de todos os tipos de invasores. Possui para o homem função antibiótica, anti-séptica, anti-oxidante, anti-cancerígena, anestésica, cicatrizante, anti-inflamatório, reforça a imunidade do organismo, auxilia no tratamento de gripes e resfriados, laringite, faringite, rinite, sinusite, bronquite e gastrite.

Quinua Real – Conhecida como ‘o trigo dos incas’ e proveniente da região andina do Perú e Bolívia, é rica em lisina e está relacionada ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexo, memória. Atua nas funções cardiovasculares, gastrointestinais, aumenta o sistema imunológico, problemas urinários, osteoporose, fígado, anemia e diabetes. Qualificado pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano. A quina real é utilizada pela nasa para integrar a dieta dos astronautas. Seu extraordinário valor nutritivo, só é comparado ao leite materno, a converte no alimento mais rico do planeta, muito superior aos de origem animal como a carne, o leite, os ovos e o peixe.

Quitosana - fibra natural, tem capacidade de se ligar e absorver as gorduras dos alimentos no estômago, antes delas irem para a circulação sangüínea. Assim, toda gordura que se liga a quitosana, forma uma massa não digestível, que é eliminada pelo aparelho digestivo. Fornece uma dieta rica em fibras, o que auxilia o funcionamento intestinal e proporciona sensação de plenitude estomacal, inibindo o apetite.

Sucupira– Possui propiedades anticancerígenas, combate o ácido úrico, amigdalite, artrite, asma, cistos de útero e ovários, controle de diabetes, dor de garganta, espasmos, hemorragias, inflamações,  reumatismos, problemas de próstata, é antiinflamatória, tônica e antioxidante,. Disponível em cápsulas ou sementes.

Soja e derivados - possui pelo menos cinco agentes anti-cancerígenos, age como antioxidante, combatendo radicais livres. Muito rica em proteínas, hidratos de carbono, minerais (sódio, potássio, cálcio e fósforo), além de vitaminas A, D, E, F e complexo B.

Semente de abóbora - Possui fibras, proteínas, ótima gordura vegetal, vitaminas e minerais, como o ferro. Usada também como vermífugo.

Semente de girassol - contém proteínas, além de diversas vitaminas e minerais como o zinco e potássio (que previne cãibras), magnésio (formação dos ossos), cobre, fósforo, selênio e vitamina E (radicais livres).

Vinagre de Maçã – conhecido como auxiliar  para peso e baixar o colesterol, combate azia e má digestão, retarda o envelhecimento, regula o intestino, hidrata e tonifica a pele, revitaliza os cabelos, destrói os micróbios dos alimentos, reduz menstruação excessiva, acalma músculos cansados, combate artrite, reumatismo e osteoporose. Age diretamente com problemas urinários, infecções nos olhos e ouvidos, purifica o sangue, desobstrui artérias e vasos sangüíneos, reduz a pressão alta. Age como reparador do sono, combate dor de cabeça, gases intestinais, micose, gota, bursite e fortalece os ossos. Rico em nutrientes, contém 20 minerais, vitaminas do complexo B e aminoácidos. Combate os radicais livres, é usado como coadjuvante no tratamento de cãibras, falta de cálcio, caspa, dentes, gengivas e dor de garganta. Atenção, poucas marcas não possuem conservantes nem outros aditivos. Sugestão de uso: 2 colheres ao dia, dissolvido em água.